A Sagrada Eucaristia foi preparada pelo Pai desde sempre, porque tudo o que está ligado ao projeto de Salvação tem um valor infinito no coração de Deus.
Jesus disse: ” Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nela Deus Pai imprimiu o seu sinal.”( Jo 6,27 )
Jesus disse: ” Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nela Deus Pai imprimiu o seu sinal.”( Jo 6,27 )
Quando tomamos a Eucaristia participamos do Mistério da Salvação – o Mistério Pascal ( Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo ). ” Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. ( Jo 6, 54)
Já há sinais no Antigo Testamento, que nos indicam como seria a santa Eucaristia instituída por Jesus Cristo:
- Em Gn 14,18 - O rei e sacerdote Melquisedec manda trazer o pão e o vinho para a cerimônia de bênção a Abraão.
- No Salmo 77, 24 - O salmista narra a descida do pão ( maná ) do céu para saciar a fome do povo eleito.
-Em Ex 12,15 e 21 - A páscoa dos judeus era celebrada com pão sem fermento e o sangue de um cordeiro imolado, para confirmar a aliança feita com Deus ao seu povo, na passagem da escravidão para a terra prometida.
Também no Novo testamento, há outros sinais:
- Quando Jesus se aproximou de João Batista para ser batizado, este disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. “
- O milagre da água transformada em vinho nas bodas de Caná, anuncia a hora da glorificação de Jesus ( CIC 1335 ).
- O milagre da multiplicação dos pães, diz o catecismo, prefigura a superabundância deste único pão da sua Eucaristia.
- E no Evangelho de São João capítulo 6, versículo 51 Jesus anuncia a Eucaristia: “ Eu sou o pão vivo que desceu do céu, quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é minha carne para a salvação do mundo”.
A Eucaristia é o centro da vida da Igreja. É semente da vida eterna e poder ( cic).
Jesus escolheu a festa da páscoa dos judeus para instituir a Eucaristia, para dar o sentido definitivo à páscoa judaica. “Raiou o dia dos pães sem fermento, em que se devia imolar a Páscoa. Jesus enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparai-nos a ceia da Páscoa.” ( lc 22, 7-8 )
Jesus já não só oferece o pão ázimo, da páscoa dos judeus, mas o seu próprio Corpo ( o Pão que desceu do céu);
Já não é mais o sangue do cordeiro ( o vinho ), que sela a aliança com Deus, mas é o sangue precioso do Filho de Deus derramado na cruz , Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. É o Sangue da nova e definitiva aliança com Deus.
Eis a narração da Instituição da Eucaristia, que se encontra no Evangelho de São Mateus capítulo 26, versículos de 26 a 28:
” Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo.
Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados”.
O pão e o vinho, pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo.
Fiel a ordem do Senhor, a Igreja continua fazendo em sua memória ( At 2, 46-47 ) até à sua volta gloriosa, o que Ele fez na sua paixão.
O Catecismo ensina que: ” Através da consagração opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e glorioso, está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e seu sangue, com sua alma e sua divindade”.( Concílio de Trento)
Esses são os significados da Eucaristia para nós católicos:
Presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo
Missa
Jesus - o Pão que dá a vida
Memória do sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados
Ressurreição no último dia
Sustento
Presença da hóstia consagrada no Sacrário
Coragem
Intimidade com Deus
Intimidade com Deus
Alegria e festa da primeira Eucaristia
Cura
Tranformação de vida
Tranformação de vida
Encontro com o Amor Salvador
Sacramento
Mergulho no Mistério Pascal
Mergulho no Mistério Pascal
Graça
O sangue libertador do Senhor
O sangue libertador do Senhor
Promessa de vida eterna
Comunhão com Deus e com os irmãos
Milagre eucarístico em Lanciano ( Itália ), Santarem ( Portugal ) ,etc…
Frases de santos sobre a Eucaristia:
São João Maria Vianney : “O alimento da alma é o corpo e o sangue de Deus!…Oh! formoso alimento! A alma não se pode alimentar senão de Deus. Só Deus pode bastar-lhe. Só Deus pode saciá-la. Fora de Deus não há nada que possa saciar-lhe a fome.”
Padre Pio: “Ao assistir a Santa Missa você é preservado de muitas desgraças e perigos, pelos quais você seria abatido!”
São Pedro Julião Eymard: “Jesus está em cada hóstia consagrada e, se esta for partida, ficará Ele todo inteiro sob cada partícula. Em vez de dividi-lO, a fração da hóstia O multiplica.”
Santo Afonso de Ligório: “Assim, o sacerdote que celebra uma missa rende a Deus uma honra infinitamente maior, sacrificando-lhe Jesus Cristo, do que se todos os homens, morrendo por ele, lhe fizessem o sacrifício das suas vidas. Mais ainda, por uma só missa, dá o sacerdote a Deus maior glória, do que lhe têm dado e hão de dar todos os anjos e santos do Paraíso, incluindo também a Virgem santíssima; porque não lhe podem dar um culto infinito, como o faz um sacerdote celebrando no altar.”
São Francisco de Assis : “E quando o sacerdote o oferecer em sacrifício sobre o altar, e aonde quer que o leve, todo o povo dobre os joelhos e renda louvor, honra e glória ao Senhor Deus vivo e verdadeiro.”
Santa Catarina de Sena: “Deveis fazer a Eucaristia, portanto, com pureza de mente e de corpo, tendo o coração em paz, sem rancor e ódio na alma.”
Fonte: Jane Amábile – Comunidade Divino Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário