quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO

Deus, em Sua Misericórdia,  aceita os primeiros sintomas de arrependimento. Como sempre, o Senhor está de mãos estendidas para nós. Quase nos toca, só falta um pequeno gesto nosso para que Ele nos abrace carinhosamente em Seu amor. Seu perdão é completo e sem reprovações. O Reino de Deus exulta de alegria quando um pecador é convertido. Portanto, reconheçamo-nos necessitados de perdão para colhermos as incontáveis graças do Senhor, pois Deus não quer que nenhum dos seus se perca, mas que tenha a vida plena em abundância.
Quando  nos encontramos com Cristo e vivemos uma vida de conversão, as atitudes, comportamentos, conceitos sobre a vida e a dignidade humana são também novos em nossa vida - aquilo que parece impossível à pessoa humana, na realidade é possível na vida de quem crê. Mais do que proibições, as normas, mandamentos do Evangelho são indicações da verdadeira liberdade e felicidade da pessoa humana.
Se no passado algumas atitudes penitenciais marcaram a nossa história, no entanto, a conversão permanece como necessidade da pessoa humana que precisa respirar uma nova vida e ser feliz! Hoje, como ontem, o cristão  é chamado a fazer a experiência de uma nova vida segundo os planos de Deus. A alegria que brota do interior do coração que busca a Deus faz com que a pessoa seja transparente e coerente em sua existência. Eis o grande dom que ainda hoje necessitamos!
A conversão humana - é próprio da sua essência - em um novo nascimento, num renascimento do alto, num nascer novo para Deus. A volta à casa do Pai é a reintegração nos direitos de filho. Não é algo que se processa unicamente no exterior, mas é uma ação interior, uma modificação vital, um nascimento pelo Espírito. Para o homem, a conversão é,  infinitamente mais que o simples fato negativo de se livrar da escravidão do pecado, porque, para Deus, converter-se é infinitamente mais que perdoar pecados, é fazer o dom de uma vida nova. O homem torna-se filho de Deus.
Conversão é à volta à casa do Pai e a entrada no Reino. É a passagem das trevas do pecado para a luz da Graça. O caminho que Deus aponta, conduz a uma conversão séria e autêntica do coração. Deus apela para a liberdade humana e a íntima conversão desta liberdade é obra Sua. Muitos pensam que a misericórdia e o perdão fariam da pessoa alguém que não muda de vida, o que é exatamente o contrário: o verdadeiro arrependimento já é uma mudança radical para uma nova vida. Outros acreditam que apenas a vingança resolve as amarguras e revoltas que gritam nos corações dos homens.
Portanto como Jesus Cristo nos fala através de seu evangelho, arrependei-vos e crede no anuncio da boa noticia tenha fé acredite, em uma mudança total de mentalidade, em um espírito novo, o Espírito da Verdade. A conversão é um ‘sim' à verdade.
Converter-se é deixar de viver longe de Deus. Sair do estado de infelicidade, deixar o pecado. Conversão consiste em voltar para o Senhor com todo coração, retomar o caminho das suas veredas. A conversão significa uma profunda mudança de coração sob o entendimento da Palavra de Deus. Essa transformação interior exprime-se nas obras e, por conseguinte, na vida inteira do cristão. A conversão significa a vitória sobre o "homem velho" que está enraizado no mal (a existência carnal) e o começo de uma vida nova (a vida no Espírito) criada e governada pelo Espírito Santo de Deus.

Cláudio Tadeu Parpinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário