“Agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé” (Rm 13, 11).
“Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28).
ADVENTO é caminhada de esperança. Convida-nos a ir ao encontro do Salvador, iluminando e transformando a vida com a luz das boas obras: “Abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz... Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal” (Rm 13, 12-14).
A graça de Cristo é o vestido novo que nos transfigura e identifica com Ele. Quando Cristo for vida em nós, veremos o Salvador.
ADVENTO exige preparação para a chegada de Deus. Exige vigilância e atenção, escuta dos passos de Deus. Vigiar é a sabedoria de quem traz as lâmpadas da fé, da esperança e da caridade sempre acesas com o combustível da fidelidade e da perseverança na prática do bem.
ADVENTO é exigência de conversão. Quem não se converte não espera. “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo... Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele” (Mt 3, 2-3). É preciso então mudar de vida, endireitar veredas de orgulho e egoísmos. Esperar o Senhor que vem é caminhar na alegria e ir ao seu encontro com o coração em festa. João Batista, vestido de penitência e vivendo na austeridade, aponta os caminhos direitos por onde ir ao encontro do Senhor. Denuncia e desmascara atitudes que nos impedem de caminhar em justiça e santidade. Todo fiel cristão é precursor, é voz e testemunha, é transparência de Cristo, caminho por onde Ele quer chegar.
O Senhor está perto. Ele em pessoa bate à porta de todos. Ele vem salvar o ser humano inteiro, espalhar sementes do Verbo para fazer de tudo a nova criação.
Queremos acolher Jesus na fé, como José e Maria, fazendo-lhe espaço no coração e na vida por obra do Espírito Santo. Maria de Nazaré é nossa delegada para ir ao encontro de Deus, nossa voz e representante, oferta suprema de nossa raça.
“Nasceu para nós um Menino, um filho nos foi dado” (Is 9, 5). Na verdade e ternura de uma Criança que nos emociona e cativa, esconde-se o mistério que nos emudece e ultrapassa.
O presépio já é altar onde se oferece ao Pai a oblação imaculada, lavada no sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo, que do oriente e do ocidente purifica e alegra a humanidade.
Passam agora por Cristo todos os caminhos dos seres humanos. A estrela de Belém dá sentido ao peregrinar nosso de cada dia, ilumina e interpreta sinais, faz chegar ao amor de Deus, que agora tem um rosto e um nome, que se chama Jesus.
Dom Nelson Westrupp, scj
Nenhum comentário:
Postar um comentário